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Qual
o papel da arte na educação? Estudo da importância da arte nos
cursos de formação de professores.
Projeto
de pesquisa na área de educação na linha de pesquisa:
Arte-educação apresentado a disciplina “Construindo um projeto de
pesquisa na área de educação – questões epistemológicas e
práticas” sob a responsabilidade da Profa. Dra. Maria da Graça
Jacintho Setton. Universidade de São Paulo/2007.
Resumo
Entendendo a Arte-educação em seu sentido amplo, do
ponto de vista de um processo complexo de reorganização e
representação das experiências individuais, esta pesquisa tem por
objetivo ser uma modesta contribuição a compreensão da importância
e função da arte na formação de professores, particularmente os
oriundos dos cursos de Pedagogia. Para tanto, a pesquisa será
balizada em levantamento e estudo de material bibliográfico, com
enfoque nos escritos de João Francisco Duarte Jr, John Dewey, Ana
Mae Barbosa e Marina Graziela Feldmann.
Objeto e problema de pesquisa
Esta pesquisa parte da constatação do pouco espaço
destinado a arte nos diversos níveis de ensino, especialmente aquele
dos cursos de formação de professores. Considerando possíveis
deficiências nesta formação, talvez possa ser este um dos
principais motivos para tal situação.
Como dito anteriormente, sendo a Arte-educação
entendida como possibilidade de reelaboração das experiências
reais que possibilita a simbolização das mesmas, parece-me
contraditória esta condição de sua classe exclusão do currículo
escolar. Quando muito, a ela são destinadas apenas duas aulas
semanais, ora por falta de profissionais qualificados que realmente
compreendam os aspectos pedagógicos e seus desdobramentos; ora pela
falta de interesse por parte de instâncias legislativas.
Sendo objetivo da educação o pleno desenvolvimento da
personalidade humana1,
pressupõe, a meu ver, a consideração de seus aspectos físicos,
cognitivos e emocionais. No entanto, no atual momento histórico (e
cada vez mais) pautados em uma questão de racionalidade, são
privilegiados apenas os desenvolvimentos físicos e cognitivos
causando assim uma fragmentação das potencialidades humanas.
Aqui pretendo considerar a formação dos professores
que trabalharão com a Arte, particularmente aqueles oriundos do
curso de pedagogia. Hoje em sua grande maioria estes são artistas
formados pedagogicamente em cursos de licenciatura. Quanto ao
profissional responsável pela educação infantil e séries iniciais
do ensino fundamental (Pedagogo), seu curso2
conta apenas com uma disciplina obrigatória intitulada Metodologia
do ensino de arte e movimento corporal.
Dito isto surgem às questões: Porque é tão pouco o
espaço destinado à reflexão estética nos cursos de pedagogia?
Qual a importância de tal experiência para sua formação enquanto
responsável por uma educação que se pretende integral?
Justificativa
Sendo a Arte uma das formas de nos percebermos enquanto
humanos, criadores de cultura e a educação o que poderíamos
compreender como simbolização das percepções, convém que elas
estejam correlacionadas quando da formação dos indivíduos. “Pela
arte o homem explora aquela região anterior ao pensamento, onde se
dá seu encontro primeiro com o mundo. A forma discursiva da
linguagem toma esse encontro e o fragmenta.” (Duarte Jr., 1981, p.
93-94). Ou ainda se considerarmos um de seus princípios, a
imaginação; esta é fundamental neste processo de simbolização
das experiências reais. Como propõe Dewey em seu livro Democracia e
Educação quando diz que:
“Não fosse pelo jogo da imaginação, não haveria nenhum caminho
que levasse de uma atividade direta para o conhecimento
representativo, pois é através da imaginação que os símbolos são
traduzidos num significado direto e integrado.”3
Conceber a formação dos indivíduos enquanto sujeitos
plásticos e portanto plenos de possibilidade, pressupõe ao pedagogo
domínio de conhecimentos e experiências que lhe possibilite
desenvolver as representações cognitivas e as expressões
emocionais de seus alunos. A experiência estética proporcionada
pela Arte resulta em uma equilibração dos aspectos cognitivos e
emocionais à medida que tenciona a expressão de experiências reais
dos indivíduos que não podem ser simbolizadas através da
linguagem. Negar tal possibilidade significa “...impedir uma visão
totalizante do fenômeno humano, ao desestimular a criação de
sentidos individuais com relação ao “todo” da vida.” (Duarte
Jr. 1981, p. 65).
Neste sentido, minha proposta consiste em tentar
compreender alguns aspectos da correlação entre a arte e a educação
levando em conta seus aspectos históricos enquanto área de
conhecimento e trabalho pedagógico; aspectos psicológicos de
equilibração proporcionados pela experiência estética; para em
seguida questionar a formação do pedagogo recebida neste aspecto da
educação. Devo considerar o pedagogo por tratar-se do profissional
habilitado por excelência para trabalhar na educação infantil e
séries iniciais do ensino fundamental; período de “introdução”
à cultura simbólica formal, portanto responsável por quem sabe, um
período fundamental a definição do sucesso ou fracasso escolar.
Acredito, desta forma poder contribuir para a
compreensão das relações entre Arte e Educação e a legitimação
de sua importância na formação de professores.
Referências Bibliográficas
BARBOSA, Ana Mae. “Arte-Educação no Brasil Realidade
hoje e expectativas futuras. In Revista de Estudos Avançados, 1996,
p. 170-182.
BARBOSA, Ana Mae. Recorte e Colagem: influência de John
Dewey no ensino de arte no Brasil. São Paulo, Cortez, 1982.
DUARTE JR., João Francisco. Fundamentos estéticos da
educação. São Paulo, Cortez, 1981.
FELDMANN, Marina Graziela. “Formação de professores
e o ensino de arte na escola brasileira”. Disponível na Internet,
acessado em 22.04.07.
JAPIASSU, Ricardo Ottoni Vaz. “Desafios da
(in)formação docente: o trabalho pedagógico com as artes na
escolarização”. Eccos – Ver. Cient., UNINOVE, São Paulo, v.6,
n.1, p.65-83.
NISBET, Robert. A sociologia como uma forma de arte. In
Revista Plural, USP, São Paulo, 2007, p.111-130.
RAPOSO, M. Eugênia Simões. “A escola para todos é
artística: a dimensão estética e a dimensão lúdica na construção
da pessoa”. Este artigo decorre de uma comunicação apresentada
na 9º Conferência Internacional de Ludotecas, na Fundação
Calouste Gulbenkian, em 14 de maio de 2002.
SEPPI, Isaura da Cunha. “A importância da arte na
formação do educador”. Disponível na Internet, acessado em
17.04.07
Notas
1
Artigo 26 da Declaração dos Direitos Humanos da Organização das
Nações Unidas (ONU) de 1948.
2
Baseado na grade curricular do curso de Pedagogia da Universidade de
São Paulo (USP), 2007.
3
In Recorte e Colagem, Ana Mae Barbosa, 1982, p.75.
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